segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O voo rasante da sonda Rosetta

A fotografia abaixo foi captada pela câmara NAVCAM a bordo da sonda Rosetta captou todo o núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

cometa Churyumov-Gerasimenko

© ESA/Rosetta (cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko)

A imagem foi tirada no dia 6 de fevereiro, a partir de uma distância de 124 km do centro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, cuja resolução tem 10,6 m/pixel e mede 10,8 km de diâmetro. O tempo de exposição da imagem é de 6 segundos.
A imagem mostra um contraste impressionante para as recentes imagens com aproximação, oferecendo novas perspectivas sobre a extensão da atividade do cometa. Com efeito, os jatos que emanam de Hapi (região do pescoço) prolongam-se para a borda da estrutura no canto superior direito. Ajustando a escala de intensidade é possível enfatizar o "brilho" nebuloso da atividade que parece estar vindo de todas as partes das superfícies iluminadas pelo Sol do núcleo. Destaca-se a grande quantidade de "ruído" de fundo oriunda dos jatos, que inclui material ejetado do cometa.

cometa Churyumov-Gerasimenko

© ESA/Rosetta (cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko)

A fotografia acima mostra um mosaico da aproximação da sonda Rosetta ocorrida no último sábado, quando a sonda realizou um sobrevoo a 6 km da superfície do cometa, sendo o primeiro voo rasante dedicado da missão. A maior aproximação ocorreu às 12:41 GMT sobre a região de Imhotep no grande lóbulo do cometa.

O mosaico é composto de quatro imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko tiradas em 14 de Fevereiro às 14:15 GMT de uma distância de 8,9 km da superfície. A escala da imagem é de 0,76 m/pixel. A imagem demonstra as características impressionantes da região de Imhotep.

Fonte ESA

Nenhum comentário: