quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O quinto cometa descoberto por Lovejoy

O cometa Lovejoy, C/2014 Q2, é enquadrado como uma árvore de Natal cósmica decorada de estrelas neste retrato telescópico colorido obtido em 16 de Dezembro de 2014.

C/2014 Q2 Lovejoy

© Damian Peach (C/2014 Q2 Lovejoy)

Sua encantadora coma em verde é matizada pelo gás diatômico fluorescente C2 na luz solar. O cometa Lovejoy foi descoberto em 17 de Agosto de 2014; é o 5º descoberto pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. Este cometa está varrendo o norte através da constelação Columba, indo para Lepus, sul de Órion, e brilhante o suficiente para oferecer boas vistas binoculares. Entre os dias 28 e 29 de dezembro, o cometa Lovejoy vai passar muito próximo do aglomerado globular M79.

Na sua primeira aparição no Sistema Solar interior, o cometa Lovejoy passará mais próximo ao planeta Terra em 7 de janeiro, enquanto o seu periélio (ponto mais próximo do Sol) será em 30 de janeiro. O cometa estará acessível para o hemisfério sul no verão de 2015, cujo brilho atingirá a 5ª magnitude.

O cometa C/2014 Q2 Lovejoy tem uma órbita acentuadamente inclinada em relação à eclíptica (80,3°) e um período de cerca de 14.166 anos.

Fonte: NASA

2 comentários:

Jean Carlo disse...

Nossa, que bacana! Adoro estudar sobre o universo!
Gostaria de entrar em contato com vocês, o que devo fazer?
Caso você ler esse comentário, veja meu blog: www.novasnoticias03.blogspot.com.br

Ele está parado por um tempo para resolver uns problemas com meu e-mail.

ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO GOOGLE+ MEU NOME É +Jean Costa
Minha foto é Azulada

Espero sua resposta!

Angelo Rober Pulici disse...

Jean Costa, obrigado pelo contato.