terça-feira, 27 de setembro de 2011

O cometa Elenin não foi captado pelo SOHO

O coronógrafo do telescópio espacial Soho captou imagens que não revelaram qualquer fragmento remanescente do cometa C/2010 X1 Elenin.
imagem do coronógrafo LASCO 3 do SOHO
© NASA/ESA (imagem do coronógrafo LASCO 3 do SOHO)
A previsão era que não resistiria à passagem periélica, que ocorreu no dia 10 de setembro. Em outra ocasião alertei sobre a possibilidade de ruptura e desintegração do cometa Elenin. Apesar de não ser observado pelo coronógrafo, as imagens captadas não podem ser consideradas como prova definitiva para considerar o cometa desintegrado. O motivo é que o limite de brilho para ser detectado pelo coronógrafo Lasco C3 é de 7.0. Assim, se os fragmentos remanescentes forem muito pequenos certamente não poderão ser observados.
A imagem acima foi feita pelo instrumento Lasco C3 às 07h06 UT de 27 de setembro de 2011. Na cena é possível observar diversas estrelas usadas como referência na busca pelo cometa. O pequeno ponto próximo da região provável da localização do cometa é a estrela 13 Vir, de magnitude visual 6, já praticamente obscurecida na imagem do coronógrafo. A área delimitada mostra a posição em que o cometa C/2010 X1 Elenin deveria ser observado no instante da foto.
No momento, as observações visuais de Elenin permanecem bastante prejudicadas devido à proximidade com o Sol. Somente a partir de 8 de outubro ao amanhecer no quadrante leste, os possíveis fragmentos do cometa poderão ser vistos através de telescópios óticos. Será que ele sobreviveu?
Fonte: NASA e Cometas Blog

Nenhum comentário: